data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
A médica Shirley Mirna Wayhs Matte, 73 anos, nasceu em Ijuí, onde passou a infância com os pais, Hulda e Ivo Wayhs, e o irmão, Milton.
Namorados desde a adolescência, Shirley era casada com o médico angiologista Mário Matte, 81 anos, também ijuiense, há mais de meio século. Ela teve três filhos, Eduardo, 49, Fabio, 46, e Rafael Wayhs Matte, 41, e quatro netos, Sofia Gentile Matte, 16, Marttin Scangarelli Matte, 15, Laura Gentile Matte, 14, e Henrique Weber Matte, 7, além das noras, Luciana Gentile Matte, 48 anos, e Patricia Weber, 46, com quem tinha um ótimo convívio.
Na adolescência, a ijuiense foi interna do Colégio Americano, onde começou a preparação para o vestibular de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Em 1973, após a formatura, seguiu para a Especialização em Dermatologia, no Hospital das Clínicas da Fundação Médica da Universidade de São Paulo.
Ao retornar para Santa Maria, a médica dermatologista obteve, ao longo dos anos, reconhecimento e carinho dos infindáveis pacientes. Era uma médica competente, profissional exemplar e de moralidade e ética ímpares, assim define a nora Patricia.
Na UFSM, a médica atuou como docente, sendo referência e inspiração na formação dos alunos. Foi preceptora no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário de Santa Maria até a aposentadoria, em 1996.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Também, trabalhou, até recentemente, no consultório particular que dividiu com o marido por mais de 40 anos.
- Shirley foi uma professora exemplar no ponto de vista do conhecimento técnico, da didática e da ética. Assim, influenciou várias gerações de médicos e ajudou a iniciar a carreira de diversos dermatologistas - comenta a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção do Rio Grande do Sul, Taciana Dal´Forno Dini.
Em 2018, a médica recebeu o título de Membro Benemérito do Corpo Clínico do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, reconhecimento por anos de dedicação e competência.
Há cerca de quatro anos, a aposentada mudou-se para Itaara a fim de desfrutar do tempo livre.
Leitora voraz de obras que versavam diversos temas, assim como a dedicação ao lindo jardim, essas eram as atividades preferidas dela, ainda segundo Patricia.
Para a nora, ficam os ensinamentos de uma sapiência única e de uma generosidade infinita:
- Sempre serei grata pela oportunidade de ter convivido por tantos anos com alguém tão especial.
Fazer o bem e doar-se à caridade a motivavam a participar de várias ações beneficentes. A família era o bem maior da ijuiense. Dedicar-se ao marido, filhos e netos completava sua jornada diária, conforme Fábio.
- Fica a saudade de uma mãe exemplar, cheia de carisma, dedicação e amor incondicional à família - diz Fábio.
Shirley Mirna Wayhs Matte morreu em 12 de fevereiro de 2020, em Santa Maria. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Santa Rita de Cássia.